terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entenda as Novas Regras de Bagagem para Viagens Internacionais!



Em 1º de outubro, entrou em vigor a nova legislação que trata das bagagens trazidas ao Brasil de viagens ao exterior, ou, para ser mais técnico, que “Dispõe sobre os procedimentos de controle aduaneiro e o tratamento tributário aplicáveis aos bens de viajante”.


Com isso, a Receita Federal criou uma seção em seu site para os viajantes, disponibilizando a nova legislação de bagagem, bem como um guia rápido de referência e uma série de perguntas e respostas sobre o tratamento de bagagem a partir de 1º de outubro de 2010.

Acontece que as explicações são bem genérica, já que não se pode prever caso a caso. Por isso, o blog “Entenda seu IR”, parte integrante do Estadão.com.br, fez uma consulta à Receita com as principais dúvidas dos leitores e fez um “Guia explicativo sobre as novas regras de bagagem”, tratando sobre os seguintes tópicos:

Relógio, máquina fotográfica, celular, Ipod e pen drive
Notebooks e Ipads
Bebidas e cigarros
Itens baratos
Outros produtos
Há limite de valor para a isenção?
Integrantes da mesma família podem trazer diversos itens de uso pessoal com direito ao benefício?
Perdeu as notas fiscais? Veja como proceder
Viajante não residente no Brasil
Como deve proceder quem saiu do Brasil antes da nova legislação?
Vale a pena dar uma conferida para saber o que mudou e o que pode e o que não pode trazer “lá de fora”, principalmente para quem vai em lua de mel para os Estados Unidos e, com certeza, pretende fazer aquelas famosas “comprinhas básicas”…


Ai estão elas:
http://blogs.estadao.com.br/entenda-seu-ir/2010/10/15/guia-explicativo-sobre-as-novas-regras-de-bagagem/

Um comentário: