segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Queijos e Vinhos - SADIA




Convide os amigos queridos para uma noite especial. Em pouquíssimo tempo você organiza uma mesa com deliciosos queijos, frios, pães e vinhos. Depois, é só se divertir!


Em uma festinha informal ou numa ocasião mais sofisticada, a mesa de queijos e vinhos sempre agrada. Acompanhada de frutas, pães e frios, é garantia de uma noite deliciosa.


Os queijos

Calcule 200 g de queijo por pessoa, divididos em:

- 30% de queijos suaves como Gouda, Estepe e Itálico. Se quiser opções mais econômicas, sirva queijo Prato e Minas Padrão.

- 30% de queijos macios, de sabor acentuado, como o Gorgonzola, Roquefort, Brie e Camembert.

- 15% de queijos duros e fortes, como o parmesão e Grana.

- 15% de queijos cremosos como cheddar, requeijão e cream cheese.

- 10% de queijos tipo suíço, como Gruyère e Emmenthal.

Bebidas:

- Sirva aproximadamente 70% de vinho tinto e 30% de vinho branco.

- Calcule, em média, de três a quatro taças de vinho por convidado.

- Para quem não consome bebida alcoólica, sirva água com e sem gás, e suco de uva.

Acompanhamentos

- Frutas frescas: prefira as uvas rosadas e verdes, morangos e peras. Evite as cítricas, que alteram o sabor e o aroma do vinho.

- Damasco, uva-passa, tâmaras, amêndoas, nozes, castanhas e pistache são excelentes opções para acentuar o sabor dos queijos.

- Pães: em uma cesta de vime, coloque baguetes, pão italiano e pão francês inteiros. Ao lado, deixe uma tábua e faca de pão para que os convidados possam cortar fatias do tamanho desejado. E não se esqueça de incluir torradinhas, que ficam uma delícia com queijos cremosos.

- Geleias de sabores variados, como pimenta, damasco e laranja, criam um delicioso contraste como os queijos cremosos.

- Frios: monte uma tábua com lombo defumado, presunto tipo Parma, copa, presunto cozido Royale, presunto cozido defumado e pastrami. Eles combinam muito bem com uma noite de queijos e vinhos. Conheça mais sobre a linha de frios Prezato e faça sua seleção:

http://www.prezato.com.br

A mesa

- Use três tábuas de madeira para servir os queijos: uma para os mais fortes, outra para os de paladar médio e a terceira para os mais suaves. Isso ajuda a preservar as características de cada um deles.

- Para garantir que os queijos e frios estejam macios, lembre-se de retirá-los da geladeira com duas horas de antecedência.

- Sirva os queijos inteiros ou em pedaços grandes. Para identificar cada um, espete bandeirinhas com o nome e o país de origem.

- Não se esqueça de disponibilizar pratos, garfos, facas de sobremesa e guardanapos para os convidados se servirem.

http://www.sadia.com.br e http://www.prezato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário